quarta-feira, 20 de junho de 2018

Primeira escola...




quando decidi com muito custo colocar minha Maria já com 3 anos na escola, minha irmiga Lau me disse: vá sem marcar visita, chegue de surpresa, se a escola não te deixar entrar , descarte😱 uns dias depois tive um encontro com amigas, e uma delas minha “anja” Cris (chamada por todas do grupo de tia Cris) me falou da Estrelinha Dourada, escola que ficava atrás da nossa casa e que os filhos dela tinham estudado e foram muito bem tratados. é essa! no dia 22/5 lá fomos nós, chegamos de surpresa, fui recebida pela diretora que nos mostrou a escola inteira☺️ tinha justamente a turminha que seria da Maricota no parquinho brincando, e sai de lá com a sensação de que tinha caído no lugar certo😍 e no dia 1/6/2015 Maria começava seu Jardim I em sua primeira escola☺️ os 3 primeiros dias de adaptação não foram lá muito bons, mas a dedicação, o cuidado, a atenção da eterna tia Dea Lola, foi impecável, que na semana seguinte Maria já entrou sem chorar🙏 hj venho aqui agradecer, somente isso😍 minha Maricota não poderia ter tido outra escola, alias, minhas Maricotas, ambas não poderiam ser melhor tratadas😍 tia Nunu é um ser iluminado que veio com dom para o que faz, ela encanta as crianças e as mamães tbm, tia Vanessa que não era direta, mas como as turmas eram pequenas, ficavam juntas maternal e jardim I, e depois pegou minha Maricotinha no maternal, eterna tia Dea Lola que foi fundamental, foi mais que uma professora para minha Maricota, tia Dea cabelo marrom(Andrea Rodrigues) ensinou a escrever “Maria Clara”, tia Socorro, tia Claudia que fez ela conhecer as letras e ficar doida para ler logo, tia Gabi, tia Dea do cabelo preto(Andrea Granato) e dona Vanda que nos recebia todas as manhãs , e quando não estava no portão, sentíamos falta😍 ah, não podia deixar de fora tia Thaieni que chegou depois, já no final, mas fez muito bem a minha Maricotinha. Maria entrou com 3 anos e com 2 anos entrou Sophia e ambas foram tratadas por essa grande família muito bem😍 eu nunca irei me cansar de agradecer, nem esquecer dessa grande família, dessa turma que faz muito além do seu trabalho. eu sei que é o trabalho de cada uma, mas vcs fazem muito além, se dedicam, e isso fica marcado para sempre😍 Marias falam sempre de todas, dos amiguinhos e de tudo da escola, lembram de detalhes e isso só acontece pq foram muito bem tratadas😍 muito, muito obrigada por tudo, vcs fizeram a diferença na vidinha das minhas Marias e isso para uma mãe é maravilhoso - “quem meus filhos beija, minha boca adoça” né isso? obrigada😍 a Educação Infantil é essencial para as crianças, e minhas Marias tiveram a melhor, tive muita sorte🍀❤️ eternamente seremos Estrelinha Dourada❤️ cada vez mais sucesso para essa grande família que sou mega fã🍀🙏❤️

domingo, 17 de junho de 2018

6 meses...



no dia 16/6/2018 fez 6 meses que chegamos aqui🇵🇹há 6 meses trocávamos o “certo” pelo “duvidoso”. Saíamos de uma zona de conforto, para uma nova história desconhecida. há 6 meses estamos nós👩‍👧‍👧aqui, tentando nos adaptar a essa nova cultura. Cultura essa, totalmente diferente da nossa que, mesmo a língua sendo um facilitador por ser a mesma, é diferente🙃 Digo que não é fácil, não é tão simples assim, mas tbm não é impossível. Foram 6 meses de frio, chuva, choros, saudades, irritações, surtos, vontade de largar tudo e voltar. Mesmo as vezes estando cercada de pessoas, o vazio era imenso, e digo que ainda é. E eu ali tendo que me manter forte e sorridente para mostrar para minhas Maricotas que estava tudo bem🙃 não foi um, dois, três dias de desespero, foram vários dias, semanas, meses, pois tinha dias que as duas sentiam saudade do Brasil, ou melhor, as 3 sentiam falta do que viviam no Brasil🙃 elas sentiam falta da escola, dos amiguinhos que já tinham feito, da vidinha que levavam lá 🙈 e o que fazer? o que falar? como contornar tudo isso, se eu tbm não estava confortável aqui🙈 tivemos e temos muitas conversas, diariamente, somos cúmplices , parceiras, amigas, e estamos juntas nessa caminhada👩‍👧‍👧 hj 6 meses depois posso dizer que, está tudo mais leve, estamos mais receptivas, entendendo melhor, e procurando sempre olhar pelo melhor😍 posso dizer que ainda não estamos completamente adaptadas, mas estamos com olhar mais atento, coração mais aberto e vivendo o que estamos recebendo, pois quando fazemos uma escolha e deixamos nos levar, tudo começa a fluir😍e juntas continuaremos seguindo👩‍👧‍👧

sexta-feira, 8 de junho de 2018

5 meses de Castelo



e lá , no meio dessa floresta toda , nesse castelo que se vê por todo lado por aqui, elas já estão há 5 meses desbravando essa nova caminhada, escrevendo uma linda história de vida😍 há 5 meses, elas fazem parte desse conto de fada, desse castelo que virou “nosso castelo” na língua da pinguinho😍 há 5 meses, elas chegavam aqui e falavam : mamãe, um castelo? castelo mesmo de princesa ? nós vamos estudar aqui? e completamente tímidas, caladas, estranhando tudo, observando tudo ao redor, não comiam muito
bem, tudo muito novo, uma cultura totalmente diferente , muito choro, muita vontade de desistir, muita dor minha calada, sorria por fora e chorava por dentro, uma terra fria que só chovia, e ainda chove, que era preciso usar umas 5 blusas que mal dava para dobrar o braço🙈😭 e aos poucos, elas foram ganhando autoconfiança, reconhecendo o espaço, fazendo novas amizades, construindo uma forma boa de viver nessa nova caminhada, se fazendo presente e respeitadas😍 hj, 5 meses depois, posso dizer que o saldo está positivo, mesmo ainda não totalmente adaptadas🙃 mas que estão mais leves, mais receptivas as mudanças e as novidades dessa nova cultura☺️ hj, elas já comem e repetem, e ainda pedem pra fazer em casa, hj, elas fazem passeios ao ar livre, de autocarro(onibus), a pé, e estão felizes, que para mim, é o que mais importa, aliás, é a única coisa que importa😭😍 e aqui, continuaremos juntas, como diz a minha Maricota, nessa nossa nova história

Morar em Portugal

< Morar em Portugal >>. . Quem não tem planos de morar fora?  Quem nunca ficou olhando na internet como são os outros...