Os bebês nascem com uma reserva de alimento dentro deles. E as mães primeiro produzem o colostro e, depois de alguns dias após o nascimento, é que desce o leite.
“Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamíferos nos primeiros dias de amamentação pós-parto. Composto de vários fatores para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto. O colostro tem uma importante função na imunidade passiva de algumas espécies de animais. Nele existem uma grande quantidade de imunoglobulinas, que em determinadas espécies não conseguem passar pela placenta, ficando a cargo total do colostro transferir da mãe para o filho. Além da quantidade de imunoglobulinas, o colostro se difere do leite pela quantidade de sólidos totais, proteínas e demais fatores. Com o tempo, essas diferenças vão diminuindo e essa secreção vai se transformando em leite.”
Como disse Maria é muito tranquila, e meu leite veio logo...tive dias de colostro, e logo depois meu leite veio com força total...a primeira semana de amamentação foi cruel, pois doi muito, meu seio esquerdo rachou, d'eu não conseguir amamentar, minha médica passou um protetor de gel "mamare" que protege o seio enquanto vc não está amamentando, e vc deixa na geladeira para que fique geladinho para melhor proteção, e passou tbm um bico de silicone, mas mesmo assim ficou uma semana doendo, e com isso só usava o seio direito, que não é o certo, mas regras em alguns momentos funcionam só na teoria, pois na pratica é de outra forma...a semana passou, o seio foi melhorando o leite aumentando e tudo voltando ao normal e minha Maria mamando a todo vapor...rsrsrs
Maria pegou bem o seio e mamava bem...ela estava mamando de 3h em 3h, 4h e 4h, e ficava mamando de 40min à 1h, as vezes eu ficava assistindo a novela e ela mamando a novela inteira, e a noite por volta mais ou menos das 23h ela dormia e ia até as 05h30, 6h da manhã...e eu aproveitava e dormia tbm, mas sempre acordava para ver se ela estava respirando, se estava bem...rsrs
Ah, sim, uma dica: Um dia ou outro o seio machuca mesmo. E a única forma de “fortalecer” o bico é continuar amamentando. O que eu faço: após cada mamada, deixo o seio “respirando”, não o fecho de volta no sutiã. Depois, coloco o "mamare" que fica guardado na geladeira.
procure seu médico e veja a melhor forma para sua dor...
Para as que não tiverem leite: Digo a vcs que, o que sempre vai importar é a saúde do seu bebê. Não ter leite, não conseguir amamentar, por qualquer razão que seja, não querer amamentar por sentir muita dor e outras coisas mais não é vergonha para ninguém. Mesmo que haja uma pequena frustração inicial, você verá que tudo desaparece quando seu bebê engorda de forma saudável. Se não for através do seu leite, será através de um complemento. E aposto que você não pensará duas vezes…o que importa sempre é o bebe...e ninguém é dono da verdade, com certeza nós mãe faremos sempre o melhor para nossos filhos...o que for certo para o meu, não significa que seja o melhor para o seu e assim segue a vida...cada um sabe de si, não precisamos ficar apontado dedos para isso ou para aquilo...eu tenho a minha forma de ver a maternidade e o que quero para minha filha, mas isso não significa que seja regra para o mundo...é para o meu mundo aqui...
Sejamos apenas felizes e mais nada... 
Nenhum comentário:
Postar um comentário